![]() |
“La Inmaculada Concepción de los Venerables”, Bartolomé Esteban Murillo, cerca de 1678 |
Hoje, na liturgia católica, é Dia da Imaculada Conceição, que em Portugal tem o título de “Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal e de todos os Povos de Língua Portuguesa”. Está na origem do feriado nacional que hoje se observa em terras lusas e que, dantes, correspondia ao Dia da Mãe.
É data particularmente celebrada no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, terra onde, curiosamente, nasceu, num dia 8 de Dezembro, a poetisa Florbela Espanca.
A Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, foi mandada construir por D. Nuno Álvares Pereira, para agradecer as vitórias nas batalhas de Atoleiros (1384), Aljubarrota (1385) e Valverde (1386). A imagem da santa foi, então, encomendada a Inglaterra.
Após a restauração da independência, em 1640, D. João IV depositou a sua própria coroa aos pés dessa imagem, como forma de agradecimento a Nossa Senhora da Conceição por Portugal ter recuperado a independência em relação a Espanha. A coroa original, que depois foi posta na cabeça da santa, viria a ser roubada e cremos que se lhe desconhece o paradeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário