sexta-feira, janeiro 20

Três séculos à procura de atenção


Há 255 anos,
publicava-se um livro que atravessaria três séculos à procura da justiça dos leitores e escritores modernistas.

        "Capítulo I
Quem me dera que o meu pai, ou a minha mãe, ou ambos, para dizer a verdade, uma vez que ambos estavam de serviço na ocasião, tivessem prestado mais atenção ao que estavam a fazer quando me conceberam; tivessem eles tomado em devida conta o quanto eu dependia daquilo que eles estavam a fazer;--- já que não estava em causa apenas a produção de um Ser racional, mas possivelmente a boa formação e temperatura do seu corpo, talvez até o seu génio e a qualidade do seu espírito; e, apesar do que pudessem pensar em contrário, mesmo a fortuna da sua casa podia ser determinada pelos humores e disposições que fossem então dominantes: Tivessem eles tomado tudo em devida conta e procedido em conformidade, estou verdadeiramente convencido que eu teria feito outra figura no mundo, muito diferente daquela em que o leitor provavelmente me há-de ver."
Laurence Sterne, Vida e Opiniões de Tristam Shandy

Sem comentários:

Enviar um comentário