
Tem lugar reservado na história do cinema europeu.
Excelente em O Amigo Americano (1977) e n´ As Asas do Desejo (1987), de Wim Wenders, magnífico como Alexandros em A Eternidade e Um Dia (1998), de Theo Angelopoulos, ícone n´ A Cidade Branca (1983), de Alain Tanner, dedicada a Lisboa e definitivo no papel do desprezível fuhrer em
A Queda: Hitler e o Fim do Terceiro Reich (2004).
*
A Queda: Hitler e o Fim do Terceiro Reich (2004).
*
ADENDA: "Consultem-se os obituários internacionais de Ganz. Sugiro The New York Times, The Guardian e a BBC; ou ainda as duas “bíblias” da indústria audiovisual dos EUA, Variety e The Hollywood Reporter. Que há de comum em todas essas evocações da notável carreira de Ganz? Uma simples omissão: nenhuma delas cita o filme de Tanner. Eis uma evidência difícil de aceitar, sobretudo se julgarmos que os lugares de estacionamento concedidos pela capital do país aos automóveis de Madonna nos colocam no centro do mundo..." (João Lopes, in Sound + Vision)
Sem comentários:
Enviar um comentário