Os Primitives em 1965, Tony Conrad, Walter De Maria, Lou Reed, John Cale (da esq. para a dir.), e uma encomenda por abrir que, afinal, continha uma bobina de fita magnética de 5”. A bobina nunca fora mencionada ou tida em conta nos assuntos Velvet, mas estava ali a primeira gravação de Lou Reed com John Cale sob o espectro Bob Dylan. Em estado embrionário, ‘Heroin’, ‘I’m Waiting for the Man’ e ‘Pale Blue Eyes’, o belíssimo pastiche trad ‘Men of Good Fortune’ (nada a ver com a homónima de “Berlin”), os divertimentos ‘Buzz Buzz Buzz’ ou ‘Buttercup Song’ (AKA ‘Never Get Emotionally Involved with a Man, Woman, Beast or Child’), mas, acima de todas, os oito minutos de ‘Wrap Your Troubles in Dreams’ — que apenas reapareceria em “Chelsea Girl”, de Nico (1967) —, na voz sepulcral de John Cale acompanhada por metronómica percussão sobre o corpo da guitarra. “É o momento em que se passa de Lou Reed e John Cale como duo folk para os Velvet Underground. A influência de La Monte Young e do Dream Syndicate que Cale carregava transportou-se para aquela canção crepuscular e irónica que faz pensar muito no cabaret alemão”, observa Laurie Anderson ao The Guardian. Dois anos depois, seria publicado “The Velvet Underground & Nico” e, embora só tardiamente se apercebesse disso, o mundo tinha mudado.
WORDS & MUSIC, MAY 1965
Lou Reed
(2 LP + 7’’ + 1 CD Light in the Attic)
Sem comentários:
Enviar um comentário