domingo, julho 17

&etc



VITOR SILVA TAVARES (Bairro da Madragoa, Lisboa, 17 de Julho de 1937 — 21 de Setembro de 2015), jornalista, escritor, crítico, tradutor e editor, fundador da Editora &etc, nome que tomou do suplemento de letras, artes e espectáculos homónimo do Jornal do Fundão.


“Se eu vos disser que no Diário de Lisboa, um dia, até recebo um envelope de um romancista, que trazia a crítica, altamente favorável ao romance dele, escrita por ele, e um retrato dele — mudou a pose — e até a legenda que se devia pôr na fotografia. Portanto, aquilo era só pegar naquele material, mandar lá para baixo para a tipografia (...) Estava tudo feito, estava a crítica, estava a tromba do gajo, estava tudo. Bom, havia coisas assim. Havia um crítico de artes plásticas que não escrevia duas linhas, a dizer muito bem do pintor A, do pintor B, do pintor C, que, independentemente daquilo que o jornal lhe pagava, não sacasse um quadro, ou uma escultura ou coisa assim ao artista. Portanto o meu primeiro trabalho lá dentro do Diário de Lisboa foi, na verdade, limpar, pronto."


Estes e outros episódios da sua vida e discorrer sobre vários assuntos, em “Certos Curtos Sinais”, um documentário Arquipélago, projecto de Diogo Vaz Pinto, Hugo Magro e Paulo Tavares:

1.ª parte - https://youtu.be/40hTAPn2tQ0 — 29min;
2.ª parte - https://youtu.be/EAW4j0FcAQo — 32min.

Sem comentários:

Enviar um comentário