segunda-feira, outubro 22

Blue World, já ouvimos?



Após Both Directions at Once, em 2019, foi descoberta uma nova sessão de gravação inédita do quarteto de John Coltrane. A  24 de junho de 1964, Coltrane, McCoy Tyner, Jimmy Garrison e Elvin Jones, gravaram um punhado de temas para Le Chat dans le sac, do cineasta canadiano Gilles Groulx. 

Ao contrário de Both Directions at Once, não temos inéditos, mas novas versões de ‘Naima’ (estreada em “Giant Steps”, em 1960), de ‘Village Blues’ (com origem em “Coltrane Jazz”, de 1961), de ‘Like Sonny’ (idem), de ‘Traneing In’ (com procedência no LP “John Coltrane with the Red Garland Trio”, de 1958) e uma reformulação de ‘Out of This World’, de Harold Arlen e Johnny Mercer (tema de abertura do álbum “Coltrane”, de 1962), fraudulentamente rebatizada como ‘Blue World’. 

Elas já surgiam no filme em pequenos excertos . Mas o interessante é pensarmos no filme, na sua banda sonora e no nome deste disco: Blue World. O filme inicia-se com Claude e Barbara a terminarem a sua relação ao som de ‘Naima’, tema que Coltrane havia dedicado a uma mulher e que, agora, gravava quando vivia com outra. Um mundo azul...

Sem comentários:

Enviar um comentário